Instrumentos de Apoio à Inovação

Políticas Recentes de Ciência e Tecnologia e seus Instrumentos de Apoio à Inovação

O projeto proposto pelo campus de Araranguá, da Universidade Federal de Santa Catarina, visa o desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica contribuindo para a criação de ambiente e empreendimentos inovadores na Região, em consonância com as recentes políticas e programas nacionais e regionais de apoio à ciência, tecnologia e inovação,

Sua formulação representa um desdobramento do contato que o Campus de Araranguá vem realizando com os dirigentes locais no sentido de sensibilizá-los para a relevância das atividades de tecnologia e inovação.

Operando como um observatório de oportunidades de atuação em tecnologia e inovação o projeto permitirá aos alunos dar continuidade às ações na área de ciência e tecnologia.

Os alunos a serem envolvidos são do Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus de Araranguá. O caráter transversal, da área de TIC permite uma utilização abrangente dos seus conhecimentos e o projeto proposto poderá servir como elemento de identificação de oportunidades de integração e desenvolvimento de novos projetos que contribuam para o processo de modernização das atividades econômicas regionais, estruturadas, ainda, em setores tradicionais da economia.

O trabalho do Núcleo compreenderá a dinamização de uma rede formada pela ACIVA e suas Empresas Associadas, Universidade e Governo Regional e Municipal, com potencial de contribuição e interesse na criação de um ambiente regional favorável a inovação.

O projeto do Núcleo contribuirá para a identificação e difusão de informações relevantes na área de C,T&I de interesse das empresas locais, que hoje, não contam com ações sistemáticas que lhe permitam participar de programas e projetos da área por desconhecer a sua existência e propósitos.

O projeto será um instrumento para integrar os docentes e discentes da Universidade com as instituições empresariais e o Setor Público local contribuindo ainda para a formação de recursos humanos qualificados colaborando para a criação de um ambiente empresarial mais competitivo

Dessa forma o projeto procura contribuir para a construção de uma universidade a serviço da sociedade, compromissada com o processo de desenvolvimento científico e tecnológico, como forma de promover o desenvolvimento regional.